terça-feira, 15 de junho de 2010

Respiração!!!!

Saudações Sonoras!
Hoje quero dar uma dica aos amigos das seis cordas sobre um assunto que acho da maior importância na música e principalmente no fraseado da guitarra: a respiração!
Veja o exemplo da frase abaixo:
Hojeodiaamanheceuensolaradoebonitocomohátemposeunãovia!
Conseguiu entender? A frase estava clara, coesa e objetiva?
Pois é! Quando não respiramos (entenda-se também pausamos, pontuamos e etc) não conseguimos transmitir a mensagem com clareza e objetividade.
É comum quando estamos começando a improvisar despejarmos uma quantidade absurda de frases e notas nos esquecendo, na maioria das vezes, de respirarmos.
Todos os grandes mestres da guitarra e da música dominam com extrema habilidade a arte da respiração.
O silêncio valoriza o som!!!
Durante a construção de seus solos e durante seus improvisos, experimente trabalhar bem as pausas. Começe as frases no tempo 2 do compasso, ou então, não utilize o compasso inteiro com suas frases, deixe livre o compasso 4.
Vá testando várias pausas em diferentes pontos do compasso e com diferentes figuras de pausa. Com o tempo você irá perceber o quanto suas frases ficarão mais interessantes.
É a velha máxima de que "menos é mais"!
Pense no seu fraseado como linguagem. É necessário ser claro e articulado o suficiente para o que o ouvinte entenda o que queremos transmitir.
Não adianta dominar todas as técnicas de sweep, tapping, ligado e etc se na hora de frasear você não consegue ser claro e coeso.
Respire, respire, respire.....
Até a próxima.

Um comentário:

Rorshack disse...

Muito boa a dica. Muito bom o seu trabalho.